terça-feira, 20 de março de 2012

RESENHA CRITICA - LUZINETE (TURMA A)

Resenha critica do livro Educação Infantil e registro de práticas, autora Amanda Cristina Teagno Lopes  22.5 x 15.5 cm, 199 p. Editora Cortez,  2009.

        Registrar ideias, e experiências da sala de aula da educação infantil, as práticas que envolvem elementos distintos, como formação de professores, desenvolvimento profissional memória e autoria talvez este seja um dos caminhos para buscar uma educação de qualidade para as nossas crianças pequenas e mostrar o valor do registro de práticas na educação infantil um dos aprendizados mais significativos para o momento em que vivemos, de compartilhar respeitar e registrar nossas práticas, sendo o professor autor de sua prática, despertando nas crianças a mesma postura.
           Essa é a proposta de Amanda Cristina Teagno Lopes em seu livro educação infantil e registro de praticas, que apresenta e discute o tema em quatro capítulos. Fazendo parte de uma coleção de livros lançada pela editora Cortez, que tem como objetivo oferecer aos professores em processo de formação, e aos que já atuam como profissionais da educação, subsídios formativos que levem em conta as novas diretrizes curriculares.
           O primeiro capítulo deste livro: “sobre registro”, traz uma reflexão sobre o que é registrar? Registrar para que? Dialogando com diferentes autores como: Madalena freire (1983, 1996), Paulo freire (1993), Cecília Warschauer entre outros, além de professores e pesquisadores, formando uma concepção que considere as diferentes linguagens e a criança como produtora de marcas. Pautando o trabalho em uma concepção de criança como produtora de conhecimento, ser ativo no processo de aprendizagem. E ainda a concepção de professor como intelectual, pesquisador reflexivo.
            No capitulo II, a autora analisa registro e memória valorizando a narrativa para a construção de história de autoria de uma profissionalidade. Voltado para analise de registros de praticas pedagógica produzido por professores, o capitulo III envolve cadernos de registro diário portfólios de projetos, os projetos e deferentes registros na construção de portfólio de um projeto. Mostrando que a produção do docente passa por todos os momentos da prática do planejamento a avaliação, a sistematização de experiências a divulgação de um trabalho aos pais ou a outros educadores. O registro é tarefa complexa que implica na criação, construção e autoria.
           A autora em suas considerações finais no capitulo IV apresenta suas conclusões em torno do registro de práticas, deixando claro que concepção de criança, de professor e de escola é necessária para elucidar sua proposta, para que os registros das práticas do professor de simples relatos formativos para documental, evidenciando a relação registro-memória, registro - produção de conhecimentos, registro – reflexão.
          Além disso, o texto mostra a importância de todo conjunto educacional, estar entrelaçadas e dialogando entre si, professor, sociedade, criança, escola e prática e que a educação seja concebida como prioridade, para a melhoria educacional. Educação infantil e registro de práticas é um livro que traz resultados de reflexões, pesquisas e experiências de profissionais da educação infantil.
         Que nos impulsiona ás boas práticas de registro, tornando – nos autores de nossa própria prática educativa, refletindo nossas ações de profissionais de certa realidade e certo tempo, em pleno desenvolvimento de construção do conhecimento e de sua prática pedagógica reflexiva, diante até mesmo de um livro como este, entendendo todo o processo histórico da formação profissional do professor e do reconhecimento e valorização da educação infantil, como da concepção de criança, professor e escola. Como produtora de conhecimento, como intelectual, pesquisador reflexivo, escola reflexiva, trabalho coletivo. Contribuindo para o fortalecimento de uma educação pública de boa qualidade.

LUZINETE DO NASCIMENTO ARAÚJO Professora de Educação Infantil Pós-graduação do curso Educação Infantil e suas Linguagens do IESF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário