domingo, 18 de março de 2012

RESENHA CRITICA - LILIAN (TURMA A)

LILIAN AIRES FONTOURA.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E MULTIPLAS LINGUAGENS

Cursista:
EDUCAÇÃO INFANTIL E REGISTROS DE PRÁTICAS

A leitura do livro Educação Infantil e registro de práticas de autoria de Amanda Cristina Teagno Lopes, publicado pela editora Cortez, São Paulo: 2009. 199p. ISBN. 978-85-249-1546-8.
Têm por objetivo analisar a contribuição da prática do registro nos processos de formação em serviço e de desenvolvimento profissional do professor em formação contínua. Partindo da idéia de reflexão, formação, desenvolvimento, documentação no contexto da Educação Infantil Sobre Educação Infantil, registros de práticas, memória e a criança como produtora da história, tentando demonstras às políticas públicas o valor da educação, dos professores, e de suas práticas pedagógicas na construção da história da Educação Infantil e da escola.
A obra organiza - se em quatro capítulos: no primeiro, divergem com um grupo de pesquisadores, professores evidenciando as possibilidades da prática do registro e as abordagens sobre o universo de construir o conceito e o significado do termo “registrar”, reflexão pedagógica do registro e a recuperação da linguagem não verbal, procurando considerar a criança como produtora de marcas, a criança apropria – se desse tipo de linguagem para expressar suas expectativas e vivências, é a forma mais utilizada pelas crianças ao longo do processo de construção e aprendizagem. O registro feito pelo educador – constitui – se em um conjunto de orientações importantes para o aperfeiçoamento de sua prática educativa e demais profissionais da Educação Infantil que visa contribuir para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, com diversos propósitos: comunicar, documentar, refletir, organizar, planejar, replanejar, construir e reconstruir as possibilidades de encaminhamento e não apenas um apontamento de dados observados.
No segundo capítulo, tais considerações nos remete a refletir sobre, a importância do registro, e memória e a memória do registro, recuperando a história da Educação Infantil em São Paulo, e no Brasil em outros tempos e espaços, buscando uma proximidade das práticas dos registros docente produzidos por professores de Educação Infantil no contexto da Escola Nova, e a compreender o desenvolvimento da qualidade da ação docente, resgatando a prática de registros na história da Educação Infantil conhecer a história para compreender o presente também analisar o momento atual da Educação Infantil e dos professores de forma crítica e cuidadosa as questões contemporânea, um recurso que respeite a criança enquanto sujeito com suas especificidades e potencialidades cognitivas, sociais e afetivas. Neste contexto o professor efetiva sua ação docente, aprimorando dos saberes, organizando seu trabalho estabelecendo relações entre teoria e prática. Sobre o registro, Ostetto (2008, p. 13) nos diz que:

Por meio do registro travamos um diálogo com nossa prática, entremeando perguntas, percebendo idas e vindas, buscando respostas que vão sendo elaboradas no encadeamento da escrita, na medida em que o vivido vai se tornando explícito, traduzido e, portanto passível de reflexão.


                O autor com suas palavras auxiliam o professor da necessidade do registro para reflexão e consulta em relação dos seus objetivos e encaminhamentos. 
 Logo em seguida a autora revela a importância de sua trajetória profissional. Marcas papéis, desenhos, imagens, portfólios, textos que documentam uma história particular como de tantas outras professoras. Possibilitando que sua prática venha à tona e seja transformada em objeto de reflexão e estudo, citando exemplos de cadernos de registro diário, apontamentos, planos e portfólios. Neles anotados atividades, narrativas de aulas, observações sobre as crianças, encaminhamentos construídos ao longo do ano e a divulgação de todo um trabalho aos pais ou a outros educadores com um único propósito perceber o registro como instrumento inerente ao ofício docente.
 As considerações finais expostas pela autora no quarto capítulo com a seguinte indagação: levou a refletir sobre a importância dos registros de práticas como instrumento para o trabalho pedagógico do docente, para o desenvolvimento profissional, para a melhoria da qualidade do ensino com a esperança que as reflexões tenham repercussão positiva no meio educacional e contribuem como meio e fim que pode favorecer estimular, valorizar ou não o trabalho do docente, em proveito de reconstrução do trabalho pedagógico e que educadores sintam – se estimulados a escrever sobre as suas práticas e, acima de tudo, se percebam como sujeitos produtores de história.   



REFERENCIAS

LOPES, Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e registro de práticas – São Paulo: Cortez, 2009. – (Coleção docência em formação. Série educação infantil)

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento na educação infantil: mais que a
atividade, a criança em foco. In:______ (Org.)  Encontros e encantamentos na
educação infantil. 2 ed. São Paulo: Papirus, 2000, p. 175-200.


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