terça-feira, 20 de março de 2012

RESENHA CRITICA - ANDREZA (TURMA A)

RESENHA CRITICA
Cursista: Andreza Sales Ferreira
A autora Amanda Cristina Teagno Lopes em seu livro Educação Infantil e registro de práticas, produzido pela editora Cortez em 2009 consta 199 páginas, divididas em 4 capítulos com subtopicos detalhados sobre registro, memória e práticas pedagógicas produzidas por professores, sendo que no último capítulo ela aponta as considerações finais, onde aborda sobre docência, formação, registro e autoria na Educação Infantil.
O livro relata experiências e comentários que vão desde grandes autores relacionados à Educação até registros de alunos em projetos feitos por professores compromissados com registros de práticas diárias em sala de aula. A saber - alguns autores citados são: Rios (2001), Alarçao (2002), Madalena Freire (1983, 1996), Paulo Freire (1993), Cecilia Warschauer (1993, 2001), Miguel Angel Zabalza (1994) e Julia Oliveira-Formosinho (2002), Ana Azevedo (2002), Lella Gandini e Jeanne Goldhaber (2002), Cifali (2001) e outros.
Em todo momento a autora coloca em ênfase a importância do registrar, seja em diários pessoais, portfólios de projetos, relatórios, planejamento ou meramente por fotos. Amanda ainda coloca que o diário funciona como reflexão para o seu escritor já que a memória sem registro pode deixar a desejar e podemos porventura esquecer-nos de algo importante.
A divisão do livro em capítulos e em seções explicadas facilita ao leitor compreender a totalidade e a essência do que a autora quer transmitir com suas palavras que não são enfadonhas e repetitivas, e sim um instrumento de reforço para que venhamos entender o quanto e importante na Educaçao Infantil o ato de registrar e na verdade o para que registrar.
Falando nisso, Amanda Cristina Lança perguntas intrigantes relacionadas ao registrar, e bem verdade que registramos para não nos esquecermos de algo ou meramente para lembrarmo-nos de alguma coisa ou de alguém. Mas, a autora lança como pergunta e nós diriamos como reflexão as seguintes indagações: o que e para que registrar? Logo em seguida a mesma aponta quatro possíveis respostas para tais perguntas pautadas em autores conhecidos e levanta os seguintes argumentos: primeiro o registro serve para ser o organizador estrutural da aula, segundo – para descrever as tarefas, terceiro – como expressão das características dos alunos e do professor e por último para descrever como um diário misto.
Os quatro tipos de registros só podem acontecer se houver um diálogo com reflexão sobre o objeto narrado ou sobre si próprio, porque e nesse diário que vamos expor anseios, dúvidas, valores e crenças, bem como nossas reflexões e planejamentos. Assim o elemento norteador do livro na verdade e a reflexão. E utilizamos a mesma para registrar, replanejar, reavaliar e projetar.
Diante da obra discutida concluímos que a tarefa árdua de ser professor(a) perpassa por vários momentos, inclusive, por etapas de registro de práticas na Educação Infantil, que não podemos deixar de lado o ato de registrar nossas práticas: sejam por projetos, fotos, planejamentos, reavaliação e outros. O importante é que quando nos deparamos com a Educação da criança bem pequena termos bem claro também a importancia desse planejar, enxergar com um novo olhar para que possam atingir no melhor do educando e possa se desenvolver plenamente em todas as suas possíveis pontencialidades.
Que tenhamos bem claro como água límpida, que não é porque trabalhamos com criança pequena que devemos deixar de registrar, planejar ou de olhar com uma visão diferenciada para a prática dos nossos alunos. Uma forma interessante para tentar-mos atingir as crianças e atraves do portfolio para trabalharmos noçoes e experiencias que tragam a tona a memória, identidade, autoria e produção de conhecimento. Memória sim! Por mais que consideremos o ato do registro de suma importância, devemos considerar que “[...] sem memória não há passado e nem futuro; a vida torna-se simples ‘passar o tempo’, uma rotina que nos avalassa. Sem memória perde-se o sentido da existência.” (Lopes, 2009. p. 98).
Esse livro: Educação Infantil e Registro de Práticas faz com que pensemos na nossa prática e é excelente para educadores, profissionais do meio da educação ou simplesmente para aqueles que querem entender as possibilidades da prática do registro no processo de formação continuada, pois, facilita que entendemos a lógica do registrar e que levemos em consideração as intenções e objetivos, bem como a reflexão sobre a prática pedagógica, planejamento e replanejamento criando assim, possibilidades de autoria do docente e discente.
Amanda Cristina Teagno Lopes Marques além de ser uma pedagoga é uma pesquisadora e professora com conhecimento de causa, pois é atuante na Educação Infantil da cidade de São Paulo, ela ao fazer parte da coleção docência em formação, série Educação Infantil se destaca, pois, vem subsidiar a formação do professor e com um novo pensamento pedagógico sempre para melhorar a educação, ou seja, buscando visar melhorias na qualidade de vida dos educandos e dos educadores.
Esta é uma resenha crítica que foi elaborada pela cursista Andreza Sales Ferreira, a fim de atender uma disciplina do curso de pós-graduação em nível de especialização em Educação Infantil e suas Linguagens – turma A. A leitura desta obra só veio acrescentar em conhecimento à nossa vida acadêmica, pois, assim como a autora disse somos autores e produtores de conhecimentos e estamos divulgando esses saberes.

REFERÊNCIAS

LOPES, Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e registro de práticas – São Paulo: Cortez, 2009. – (Coleção docência em formação. Série educação infantil).

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